sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Nome da confraria


Bom dia Galera,
Hoje passei por aqui para postar a imagem do rotulo da cachaça Providência, nossa inspiradora, para o nome da Confraria.

Vamos a algumas curiosidades sobre a cachaça.
Antigamente, no Brasil, para se ter melado os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse. Um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente para ram e o melado desandou! O que fazer agora? A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. No dia seguinte, encontraram o melado azedo (fermentado), não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo. Resultado: o "azedo" do melado antigo era álcool, que aos poucos foi evaporando e formando no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente. Era a cachaça já formada que pingava (por isso o nome de "Pinga"). Quando os pingos caiam nas costas dos escravos, marcadas pelas chibatadas dos feitores, esse líquido ardia muito (daí vem o nome "Aguardente"). Caindo em seus rostos e escorrendo até a boca os escravos viram que a tal goteira dava um "barato" e passaram a repetir o processo constantemente. Hoje, como todos sabem, a pinga é símbolo nacional.

Agora vamos falar um pouco sobre a Cachaça Providencia:

Produzida e engarrafada na Fazenda do Condado, pela Aguardente Irmãos Teixeira Ltda, desde a década de quarenta. É armazenada em Umburana. Era a preferida do Presidente Juscelino. Vale a pena, tomar uma Providência.

LOCAL/ESTADO: Buenópolis / Minas Gerais
TEOR ALCÓOLICO: 47%
COR: Branca

Viram só, até Juscelino tomava uma providência, acho que nossos governantes atuais também estão precisando tomar algumas providências, vocês não acham?

Um grande abraço.
Thiago

Um comentário:

  1. Eu acho que nossos governantes tomam providência demais (vide nosso presidente bebaço)...

    ResponderExcluir