
Bom dia Galera,
Hoje passei por aqui para postar a imagem do rotulo da cachaça Providência, nossa inspiradora, para o nome da Confraria.
Vamos a algumas curiosidades sobre a cachaça.
Antigamente, no Brasil, para se ter melado os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse. Um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente para ram e o melado desandou! O que fazer agora? A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. No dia seguinte, encontraram o melado azedo (fermentado), não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo. Resultado: o "azedo" do melado antigo era álcool, que aos poucos foi evaporando e formando no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente. Era a cachaça já formada que pingava (por isso o nome de "Pinga"). Quando os pingos caiam nas costas dos escravos, marcadas pelas chibatadas dos feitores, esse líquido ardia muito (daí vem o nome "Aguardente"). Caindo em seus rostos e escorrendo até a boca os escravos viram que a tal goteira dava um "barato" e passaram a repetir o processo constantemente. Hoje, como todos sabem, a pinga é símbolo nacional.
Agora vamos falar um pouco sobre a Cachaça Providencia:
Produzida e engarrafada na Fazenda do Condado, pela Aguardente Irmãos Teixeira Ltda, desde a década de quarenta. É armazenada em Umburana. Era a preferida do Presidente Juscelino. Vale a pena, tomar uma Providência.
LOCAL/ESTADO: Buenópolis / Minas Gerais
TEOR ALCÓOLICO: 47%
COR: Branca
Viram só, até Juscelino tomava uma providência, acho que nossos governantes atuais também estão precisando tomar algumas providências, vocês não acham?
Um grande abraço.
Thiago
Eu acho que nossos governantes tomam providência demais (vide nosso presidente bebaço)...
ResponderExcluir